fbpx

Meu filho vai mal nos estudos

Qualquer mãe ou pai se desespera quando recebe notícias da escola alertando para problemas no rendimento de seu filho ou filha. Nasce a angústia de fazer alguma coisa para evitar que uma reprovação seja o final da história.

Nessa hora a ideia do fracasso, das frustrações, comparações, impotência, entre outros sentimentos, acabam por contaminar tanto a relação da família com a criança ou o adolescente, quanto o processo de aprendizagem, que pode se tornar para eles uma demonstração de sua inferioridade intelectual e relacional que lhes causa dor e sofrimento por não saber lidar com tais sentimentos.

work, hand, working, time, finger, office, arm, stress, management, task, schedule, time management, deadline, product design, work management, Free Images In PxHere

from PxHere

O que fazer quando isso acontece?

Não é novidade pra ninguém que educar uma pessoa não é uma tarefa fácil, além do que não há nenhuma receita pronta e acabada para que se eduque com sucesso. Certamente se houvesse os problemas não existiriam, não é mesmo?

Mas é possível utilizar alguns ingredientes no processo de educar que, se bem escolhidos e misturados, nos darão um resultado mais positivo.


Vamos refletir sobre quais são algumas possibilidades de escolha de ingredientes para “ajudar a ajudar” nossos filhos?

board, wood, food, cooking, color, kitchen, recipe, cuisine, homemade, still life, preparation, chef, knife, painting, cook, tools, spices, wooden, shape, prepare, traditional, ingredients, preparing, still life photography, man made object, Free Images In PxHere

from PxHere

1. VOCÊ, MÃE OU PAI, CONHECE SEUS FILHOS MELHOR DO QUE NINGUÉM.

O fato de cuidar de seus filhos desde antes do nascimento já trás uma grande vantagem. Determinados comportamentos, gostos e atitudes são um indicativo desde a primeira infância do que realmente pode deixar seu filho (a) feliz, angustiado, com medo ou alegre.

É importante que ao fazer esse balanço tenhamos uma postura de sinceridade para que possamos realmente ajudar em algum processo que esteja trazendo dor ou sofrimento a seus filhos. Reconhecendo a causa das dificuldades o caminho da superação se tornará mais fácil, como se houvesse uma luz para encontrar o que precisamos e está escondido até então.

hand, man, group, people, woman, ring, feet, kid, love, young, finger, father, couple, child, nail, holding, baby, mom, pregnancy, motherhood, maternity, close up, jewellery, dad, men, children, adults, mother, happiness, women, hands, parenthood, females, mum, emotion, persons, parents, males, wie, husband, relationships, birth, wedding rings, fatherhood, sense, mother baby, father baby, Free Images In PxHere

from PxHere

2. PROMOVA O DIÁLOGO NA HORIZONTAL

Promover esse tipo de diálogo não significa aquilo que aparece em alguns “manuais” de comportamento entre pais e filhos de crianças pequenas, aquele que os pais devem se abaixar para conversar com suas crianças. Isso é superficial quando falamos de crianças mais velhas ou dos adolescentes.

 

 

nature, person, people, girl, road, sitting, child, human, talk, children, out, away, photo shoot, portrait photography, human positions, Free Images In PxHere

from PxHere

Um diálogo na horizontal é aquele que promove a “escuta” da criança ou do adolescente independentemente da postura física que você assuma. Escutar é abrir espaço para ouvir o que realmente está angustiando seu filho, o que lhe trás medo ou bem estar, o que ele sente, quais emoções o deixam vulnerável ou o fortalecem, e por aí vai. A partir dessa “descoberta interior”, que pode ser promovida por esse tipo de diálogo que também possibilita uma troca entre pais e filhos, o “crescimento” será promovido para todos e muitas situações conflitivas ou desgastantes podem ser superadas de forma surpreendente.

3. DESCUBRA O QUE INCOMODA SEU FILHO NA ESCOLA

A escola é considerada a segunda instância de socialização dos indivíduos dividindo com a família a chamada socialização primária. Então, dá pra sentir a importância dessa instituição? Logo, devemos nos esforçar para encontrar o equilíbrio entre nossos filhos e a escola que frequentam. 

writing, hand, table, book, person, people, girl, woman, white, female, singer, young, finger, youth, sitting, student, arm, education, face, study, school, learn, tired, college, bored, photo shoot, sense, human positions, human action, Free Images In PxHere

from PxHere

Com isto não estamos dizendo que a escola é deficitária por isso não dá conta das necessidades de seu filho. Estamos dizendo que há várias formas de promover a aprendizagem das crianças e jovens e que você, junto com seu filho, pode encontrar qual a melhor relação a ser estabelecida com a escola, quais as expectativas e valores da família que devem possibilitar uma troca com a escola para que se chegue a um pacto de educação. Sempre será encontrada uma instituição escolar que esteja mais afinada com seu filho.

4. QUAL A DISCIPLINA QUE SEU FILHO MAIS GOSTA?

Sabemos que as pessoas têm preferências únicas e isso também se aplica nas várias disciplinas que são estudadas na escola. Você perguntará: Por que tenho que me preocupar com a disciplina que meu filho mais gosta e não o contrário? Simplesmente porque temos a tendência de sentir prazer em coisas e situações das quais gostamos. Se soubermos estimular o gosto por aquela disciplina que seu filho mais se identifica, podemos demonstrar como aprimorar os conhecimentos que estão no radar dos gostos positivos e devagar ir mostrando a importância das outras disciplinas para a compreensão daquilo que ele demonstra interesse.
Ou seja, reforce o que é agradável para que se compreenda aquilo que não se entende e por isso não se torna prazeroso.

 

5. ESTIMULE ATIVIDADES QUE REFORCEM SEUS CONHECIMENTOS

Ao saber quais as formas que seu filho gosta de usar para se expressar, junto com seus níveis de interesse, promova atividades que possibilitem sua criatividade e reforcem sentimentos positivos como: segurança, alegria por descobrir, autoconfiança. Em outras palavras, promova a criatividade de seus filhos utilizando exatamente aquilo que ele mais demonstra gostar. Alguns gostam de música, outros de imagens, e outros ainda da leitura ou dos esportes, você saberá qual a melhor forma de estimular o aprendizado a partir desses gostos e emoções.

 

man, person, music, black and white, white, photography, guitar, male, love, musician, black, monochrome, musical instrument, photograph, beauty, song, emotion, photo shoot, monochrome photography, Free Images In PxHere

from PxHere

6. AJUDE SEU FILHO A SELECIONAR INFORMAÇÕES ADEQUADAS.

Em tempos de internet, toda a nossa vida passa pelas relações e informações virtuais e isso veio pra ficar! Nossos filhos já são considerados “nativos digitais”. Independentemente de estimular várias formas de adquirir conhecimento tais como, livros, filmes, séries entre outros, é fundamental auxiliar seu filho a aprender a selecionar informações que efetivamente o ajudem em suas pesquisas pela internet.

 

laptop, notebook, computer, mobile, advertising, newspaper, internet, communication, television, brand, design, media, fake, information, news, connection, network, spread, global, portable, png, exchange of information, globalalisierung, display device, fake news, lie spread, Free Images In PxHere

from PxHere

Atualmente estamos imersos em um mar de informações superficiais sem contar as famosas fake News, por isso é tão importante que a criança e o adolescente saibam onde e como buscar as informações com confiança e que agreguem no processo de ensino e aprendizagem. Certamente seu filho será muito beneficiado por esse procedimento coerente e correto que vai torna-lo capaz de selecionar bem e adquirir uma formação mais crítica e sólida.

7. REFORCE POSITIVAMENTE TODOS OS ESFORÇOS DE SUPERAÇÃO

Por mais que nossas expectativas enquanto pais não sejam atendidas, lembre-se de que seu filho é um indivíduo único, com sua própria personalidade que carrega uma história que está sendo construída e na qual você faz parte. Por isso, suas respostas e estímulos vão ajudar muito seu filho a continuar na busca por sua própria identidade que será exercida ao longo de sua vida. Todas as tentativas de superação devem ser apoiadas e compreendidas dentro do universo da própria criança ou adolescente.

tree, grass, road, street, leaf, sidewalk, asphalt, autumn, lane, washington, infrastructure, odyssey, road surface, nonbuilding structure, Free Images In PxHere

from PxHere

É claro que esses ingredientes não são fáceis de encontrar ao longo de todo o processo de educação de nossos filhos, mas vale a pena observá-los e tentar ao máximo empregá-los em nossa árdua tarefa de educar. Vamos tentar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *