Adaptado de wgu.edu
Antes de lecionar qualquer matéria online, a primeira coisa que pensamos é que será fácil. Achamos que devemos ensinar o mesmo conteúdo da mesma maneira de sempre. A única diferença é que as crianças estarão em casa.
Infelizmente as estratégias de ensino utilizadas em sala de aula não se adaptam nas aulas virtuais. Para envolver os alunos que estão a quilômetros de distância, é necessário um novo conjunto de estratégias de ensino.
Se você pretende dar ou já dá aulas online, aqui estão algumas estratégias que vão ajudar a envolver seus alunos, depois de criar uma comunidade de aprendizagem.

Photo by rawpixel.com from PxHere
1. Estabeleça sua presença imediatamente
Dê as boas-vindas aos seus alunos. Conte a eles algo sobre você – seus interesses, um livro que você está lendo no momento, uma série que você está assistindo. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a disciplina que eles irão estudar e depois, em linhas gerais, explique o que é a disciplina e o que você espera que os alunos aprendam. Estabelecer uma comunidade desde o início ajudará os alunos a se sentirem bem-vindos.
2. Esteja disponível
Incentive seus alunos a te chamar caso precisem tirar dúvidas. Se um aluno está em crise ou precisa de uma ajuda, queira realmente ajudar. Estabeleça um horário a parte do horário de aula e diga aos alunos que você estará disponível para tirar dúvidas, caso precisem. Também é válido se envolver com seus alunos por meio de postagens online, fóruns ou redes sociais. É fácil dizer que está ausente online, mas uma boa comunicação ajuda os alunos a ver que você valoriza o envolvimento deles.
3. Use recursos online
4. Não dê tantas lições
5. Deixe suas atribuições claras
6. Forneça feedback contínuo
Os alunos que fazem aulas on-line precisam se sentir conectados à classe, ao professor e aos colegas – não apenas para aprender, mas para aproveitar a experiência.
Envolver os alunos é fundamental
Ao começar o ensino online, lembre-se de que a primeira e a última coisa que você precisa fazer é manter os alunos envolvidos. O ensino online exige que repensemos não apenas como apresentaremos o material das aulas, mas como nos apresentaremos como professor(a). Quando os professores não conseguem olhar para o rosto dos alunos ou ler sua linguagem corporal, é tentador para eles se concentrar apenas no conteúdo e ignorar se os alunos estão se envolvendo com o material.
Felizmente, a tecnologia avançou e nós podemos nos conectar com nossos alunos e incentivá-los a participar das aulas – mesmo quando estão longe.